18 setembro 2013

Apegados - Amir Levine, Rachel S.F. Heller

Apegados
Título: Apegados
Titulo Original: Attached
Autor: Amir Levine, Rachel S.F. Heller
Editora: Novo Conceito
Número de Paginas: 304
Exemplar cedido pela Editora para Resenha

Sinopse: 

Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.

Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.

Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sabe aqueles livros de autoajuda bem clássicos?! Esqueça todos os que você já leu na vida. Apegados é um livro diferente de todos os outros, e apesar de tratar de relacionamento e de dar algumas dicas para melhorá-los tem uma abordagem científica e ao mesmo tempo muito realista ao exemplificar as teses com histórias que os autores escutaram de pessoas comuns.

Os autores fundamentam com pesquisas científicas as teses do comportamento afetivo humano através dos sistemas de apego citados no livro, que são três: Apego Ansioso, Apego Evitante e Apego Seguro. Utilizam da ciência (biologia) para comprovar os apegos e seus comportamentos peculiares.

De modo claro e conciso, os autores mostram que a linguagem também é importante em todo e qualquer relacionamento, falar de modo eficaz o que se sente e o que se espera, e juntos buscar uma solução para o problema, que ambos saiam satisfeitos da situação. E então, alcançar um relacionamento maduro, sem joguinhos de sedução e com uma convivência sincera e verdadeira.

O livro utiliza uma abordagem de conversa com o leitor, de forma compreensível e até em forma de diálogo. Há testes para que você possa compreender qual tipo de apego você tem e até descobrir o do seu parceiro para que haja melhor entendimento entre os mesmos.

De modo particular, gostei muito do livro, me fez entender alguns comportamentos humanos nas relações e o melhor de tudo, ele nos ensina a não fazer os “joguinhos” que os típicos livros de relacionamento ensinam, eles mostram como ser sincero é benéfico para o relacionamento como também para a vida.



4 comentários:

  1. Respostas
    1. Hahahahhahaha

      Mas ele é um livro bem legal Letícia ^^

      =*

      Excluir
  2. Resenha bem legal!! Eu confesso que sempre olhei para esse livro com um certo preconceito,mas quem sabe agora eu não consigo dar uma chance a ele.

    bjsss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha Bia, mas depois de ver a resenha da Gi mudou um pouco a minha visão dele ^^

      =*

      Excluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo