07 agosto 2017

O Guardião Invisível - Dolores Redondo

Título: O Guardião Invisível
Titulo Original: El guardián invisible 
Autor: Dolores Redondo
Editora: Planeta
Número de Paginas: 352
Exemplar cedido pela Editora para Resenha

O corpo de uma adolescente é encontrado às margens do rio Baztán, num pequeno povoado em Navarra, na Espanha, e para desvendar o caso a investigadora Amaia Salazar precisa voltar à sua terra natal, uma região da qual sempre tentou escapar – por motivos que nem seu marido conhece, mas que ainda a atormentam na forma de pesadelos. 

Amaia sabe que o local, marcado pela inquisição espanhola, é cheio de velhas crenças pagãs. O que ela não imagina é que, com o avanço da investigação e a descoberta de novos corpos, a fronteira entre mitologia e a realidade ficará cada vez mais tênue. O desafio agora é descobrir se os crimes resultam da ação de um serial killer ou de uma criatura mítica conhecida como basajaun, “O Guardião Invisível”. 

Adaptado para o cinema em 2017, o romance O Guardião Invisível é um thriller impactante que une os misteriosos seres que habitam a mitologia basca com o rigor de uma investigação policial. Foi com este romance que a escritora Dolores Redondo se tornou best-seller internacional. Primeiro da Trilogia de Baztán, que já teve mais de 1 milhão de exemplares vendidos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Eu sempre tive uma quedinha por livros de suspense policial, sim é emocionante você correr contra o tempo e descobrir quem é o culpado pelo crime ou pelo acontecimento que culminou na cadeia de eventos que deu a origem a história, mas é claro que tudo isso deve ser muito bem escrito e não entregar de bandeja logo de cara o tcham da história.

O Guardião Invisível deixa no ar um suspense, como o nome já diz, o que estamos em busca é invisível e ainda para piorar a situação parece que quem cometeu o crime foi um ser mitológico. E por isso acompanhamos a protagonista para descobrir o culpado pelos assassinatos.

Amaia Salazar é uma mulher forte, inteligente e muito boa no seu trabalho e trabalha como investigadora fica encarregada como chefe desse caso e para isso ela precisa voltar a sua terra natal, um lugar para onde ela pretendia nunca voltar, porque existem muitos fantasmas em sua vida lá, porém além das dificuldades relacionadas ao próprio andamento das investigações ela ainda precisa lidar com o machismo dos seus colegas de trabalho, que não acreditam muito em sua capacidade de investigação.

O Guardião Invisível é um livro que além do suspense nos traz uma mistura de mitologia Basca que é um pouco de realidade com fantasia que deixa o leitor sem saber ao certo o que é real ou não.  Até porque a série de assassinatos cometidos têm em comum o fato de serem praticados contra garotas que estão entrando na fase da puberdade e sempre enfocam na representação da pureza que essas garotas deveriam ter nessa fase, o que é um tanto inusitado.

Não conhecia o trabalho da Dolores, mas confesso que me encantei com sua escrita , pois ela soube mesclar direitinho a parte racional e lógica de uma investigação policial com as crenças da mitologia, o que deixa o livro ainda mais interessante é acompanhar a forma que a protagonista se porta nomeio disso.

Conhecemos também um pouco sobre a Amaia e seu passado, juntamente com o porque dela não querer voltar para sua terra natal, que está relacionando com o relacionamento que a protagonista tem e teve com sua família.

Quanto a parte da investigação policial , a autora não poupou detalhes e soube encaixar tudo direitinho na narrativa, deixando a história ainda mais intrigante, porém teve certas coisas que para mim poderia ter sido feito de forma mais comedida, por um lado é muito bom a autora descreve tudo minuciosamente, mas por outro deixa a leitura um pouco cansativa e lenta em certos trechos.

O guardião Invisível é o primeiro volume da trilogia Batzáne devo confessar me surpreendeu bastante, pois além da autora escrever um livro instigante ela me apresentou a uma nova mitologia (que eu confesso não conhecia, mas me encantei por ela) o que deu um up na leitura, e logicamente me deixou ainda mais ansiosa para ler os outros livros dessa trilogia. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse! Este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o Formulário de Contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Dicas de Livros - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout feito por: Rafaela Regis.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo